tag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post5917779980336130801..comments2023-06-20T08:31:02.936-03:00Comments on ALÉM DA VELOCIDADE: O rádio não é o problema: ele apenas ajuda a colocá-lo em práticaGrid GPhttp://www.blogger.com/profile/00169223896543877239noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-40153544043284652122016-07-30T16:30:15.407-03:002016-07-30T16:30:15.407-03:00Concordo plenamente que as restrições de rádio só ...Concordo plenamente que as restrições de rádio só teria eficiência quando não necessitasse mais de regra, fosse irrelevante. Porém, quando entramos em determinadas vertentes, nós certamente, já saímos da discussão de rádio a muito tempo! O paralelo que se cria entre rádio e garantia de alta tecnologia do carro é algo irrealista do ponto de vista científico. <br /><br />Querer ganhar dois décimos de segundo, em um certo trecho de pista, com um mapeamento de motor diferente de outros trechos do circuito não faz do carro mais ou menos tecnológico ou avançado se esse ajuste for feito por um piloto a 300km/h ou por um engenheiro nos boxes. A verdade por traz de tudo isso são os dois décimos perdidos no trecho em específico vs consumo excessivo no restante da pista, por exemplo. Claro que há outras variáveis em um F1 além do mapeamento, mas a maioria delas são análogos a este exemplo. Hora, Meu 1.0 também pode sofrer ajustes eletrônicos, inclusive de mapeamento de motor. Isso não faz no meu 1.0 mais ou menos tecnológico.<br /><br />Há um incompatibilidade de linhas de pensamentos que atrapalham a F1 de hoje. Para ser advogado do “diabo”, não é possível cortar os testes quase que completamente e esperar que a equipe não possa nem ao menos usar o rádio em determinados momentos para “completar” seu curso de desenvolvimento contínuo. O excesso de regras, mudanças constantes de norteamento da categoria (não encare norteamento como simplesmente as mudanças de regras e/ou normas técnicas. Pode haver mudanças, mesmo bruscas, de regras e normas mantendo um linha filosófica de pensamento) e a imersão de profundas frescuras vêm empobrecendo a F1. Existe uma confusão comum entre a assistência que se tem de componentes críticos do carro (como o sistema de recuperação de energia) e a assistência de pilotagem. A F1 coloca regras destoantes e contraditórias a todo tempo e de temporada a temporada.<br /><br />Já imaginaram se o piloto pede ajuda e a equipe responde em uma placa? Ele não infringe a regra, pode ter o mesmo alcance e ainda corremos o risco de criarmos outra restrição. No final, o maior problema está longe de ser o rádio, é filosófico!<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11701066784535881354noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-15922074232536307312016-07-26T19:24:06.840-03:002016-07-26T19:24:06.840-03:00Interessante seu comment, braz. A última frase é e...Interessante seu comment, braz. A última frase é essencial.<br /><br />Obrigado pela boa contribuição!Fabio Camposhttps://alemdavelocidade.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-54980461003402293462016-07-26T19:22:42.604-03:002016-07-26T19:22:42.604-03:00Categórico ao melhor estilo Siqueirovsk!Categórico ao melhor estilo Siqueirovsk!Fabio Camposhttps://alemdavelocidade.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-17469388693944800732016-07-26T19:21:41.591-03:002016-07-26T19:21:41.591-03:00Mas "limpar" o volante e eliminar os aju...Mas "limpar" o volante e eliminar os ajustes a cada a volta seria realmente deixar os carros mais simples? Eles ainda serão complexos, apenas não passaram por uma "sintonia fina" que a meu ver é desnecessária.<br /><br />Abraços!Fabio Camposhttps://alemdavelocidade.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-70714031756692979572016-07-26T19:19:54.634-03:002016-07-26T19:19:54.634-03:00Minha caríssima Fab, lendo seu comentário me pergu...Minha caríssima Fab, lendo seu comentário me pergunto: o fato de defender uma F1 que valorize mais o piloto nos transforma de fato em saudosistas?<br /><br />Obrigado pelo seu apoio sempre!Fabio Camposhttps://alemdavelocidade.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-38965660573244604102016-07-22T16:37:03.531-03:002016-07-22T16:37:03.531-03:00Na minha opinião os bólidos deveriam ter somente m...Na minha opinião os bólidos deveriam ter somente monitoramento (via box) das chamadas "Unidades-de-Potência" porque além de caras elas são realmente muito sofisticadas. Más quanto ao acerto de suspensão, asa e quantidade de combustível, quantas paradas e quando parar deveria estar sempre a cargo dos pilotos. E a FIA deveria de deixar livre o desenvolvimento mecânico dos carros e permitir que haja possibilidade de sempre o carro de traz, fazer ultrapassagens porque é isto que atrai o público para a F1.<br />dvdbrazhttps://www.blogger.com/profile/13317919450681334755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-63960408723867078382016-07-22T11:42:01.875-03:002016-07-22T11:42:01.875-03:00Concordo com os que pensam que se tem pitoco,fica ...Concordo com os que pensam que se tem pitoco,fica totalmente a cargo do piloto escolher qual pitoco bulir,e onde deixar.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03782255764835251398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-73122401147645790462016-07-22T01:27:49.293-03:002016-07-22T01:27:49.293-03:00As vezes é preciso dar um passo para trás pra cont...As vezes é preciso dar um passo para trás pra continuar seguindo em frente. A F1 (e seus fãs) só teria a ganhar com carros mais simples.rBarroshttps://www.blogger.com/profile/17940803075905471186noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-41964283883117311182016-07-21T22:41:53.323-03:002016-07-21T22:41:53.323-03:00Mais uma vez concordo plenamente com seu ponto de ...Mais uma vez concordo plenamente com seu ponto de vista Campos. Não é a toa que somos considerados saudosistas. Todos os acertos e regulagens deveriam ser feitos apenas nos boxea, pois hoje quem "pilota" o carro são os engenheiros passando os ajustes perfeitos pelo rádio Fabriciahttps://www.blogger.com/profile/03888016810654301020noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-79185995899738759192016-07-21T22:37:28.467-03:002016-07-21T22:37:28.467-03:00Concordo com sua visão, Josué. É isso mesmo, o rád...Concordo com sua visão, Josué. É isso mesmo, o rádio pode existir... O problema é que hoje virou uma ferramenta com poder de nivelar os médios aos grandes.<br /><br />Abraços!Fabio Camposhttps://alemdavelocidade.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-17017476687024904052016-07-21T22:35:11.740-03:002016-07-21T22:35:11.740-03:00Já me fiz a mesma pergunta também. No fim das cont...Já me fiz a mesma pergunta também. No fim das contas, acho que é possível não ajustar motor a todo momento, não mexer na mistura do combustível, não fazer programações de acertos e ainda assim completar a corrida e usar/valorizar um bom equipamento.<br /><br />Pode-se mudar um pouco o modus operandi, mas não creio que sejam tantos passos para trás. A Fórmula 1 se adapta a restrições com habilidade.<br /><br />Abraços!!Fabio Camposhttps://alemdavelocidade.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-66548584776775184382016-07-21T22:25:40.626-03:002016-07-21T22:25:40.626-03:00Legal a continuação do assunto, Campos.
Sim, conc...Legal a continuação do assunto, Campos.<br /><br />Sim, concordo plenamente que a função do piloto deveria ser fazer aquilo a que veio: pilotar.<br /><br />Para mim os ajustes de um F1 deveriam ser absolutamente limitados aos boxes. E lá sim, pode-se fazer todos os ajustes que eles bem entenderem e as regras permitirem.<br /><br />Mas aí faço outra pergunta: Será que os carros avançadíssimos de hoje seriam "pilotáveis" em quaisquer condições sem todos estes ajustes?<br /><br />Talvez a F1 tenha que dar muitos passos para trás para conseguir carros com volantes com apenas uns 2 botões como os da década de 90.<br /><br />É válido seu ponto. Só não sei se é viável.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09362417875055519898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1125035978049876649.post-70964024492439092762016-07-21T22:02:35.832-03:002016-07-21T22:02:35.832-03:00Pra mim, volante de Fórmula 1 ou qualquer outro ca...Pra mim, volante de Fórmula 1 ou qualquer outro carro e também o painel dos carros só deveriam ter apenas o conta giros, marcador de marchas e velocímetro. E o Rádio só deveria informar, voltas restantes, bandeiras amarelas em qualquer lugar da pista, acidentes, tempo da prova, chubas e condições climáticas, além de quebras do carro o qual o piloto não vê Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10273648256958311086noreply@blogger.com