quarta-feira, 27 de julho de 2016

'Pra pensar na pista': Track limits

Se todos os pilotos excedem os limites da pista em uma mesma curva, quem está levando vantagem? 

10 comentários:

  1. Estou ouvindo todos os podcast e programas sobre a F1 para tentar entender melhor os Track limits. Por enquanto continuo achando que isso é mais uma baboseira que a F1 está inventando para tentar melhorar as corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão que levanto lendo seu comentário é: faz diferença o track limits para a qualidade de uma corrida?

      Excluir
  2. Olha, nessa vc elevou o conceito de gênio a outro patamar... Fabio Campos pra presidente da FIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário me causou boa risada! Eu seria um péssimo presidente da FIA, te garanto!

      Abs!

      Excluir
  3. As áreas de escape estão para as pistas tal como os acostamentos estão para as estradas. O que aconteceria se as autoridades o vissem andando por aí nos acostamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou certo se consegui compreender o seu ponto de vista, Barros.

      Excluir
    2. Mas, os carros devem respeitar os limites de velocidade nas estradas e assim, não é comum "ter que usar" o acostamento. Nas pistas os carros devem ir além dos limites e assim é mais fácil ter que usar um pedaço de pista a mais..

      Excluir
  4. Acho que entendi o que o Barros quis dizer.

    As áreas de escape fazem parte do sistema de segurança da pista. Elas são a "margem de erro" antes do muro, assim como os acostamentos. Ao passar com as quatro rodas da linha da pista, o piloto em questão invadiu uma área de segurança, feita para carros com problemas estacionarem ou se manterem fora das pistas em caso de acidente.

    Neste ponto do Barros enxergo algo que já pensei também: O "off track" não é um problema apenas de performance no tempo da volta, mas de segurança de certo modo. Um bom exemplo é que toda vez que vejo um carro fazendo a Eau Rouge (em Spa-Francorchamps) e cortando o lado de dentro da curva de saída, lá no topo (Vettel fez isso MUITAS vezes em 2015), ele está claramente invadindo uma área onde um outro carro poderia estar batido no muro (acontece ali), num lugar onde não há a menor visibilidade, pegando em cheio o veículo parado.

    Não vou afirmar aqui que esta hipótese remota possa justificar o problema do "off track", até porque quem me conhece sabe o quanto eu sou contra as "regrinhas miúdas" da Fórmula 1. Mas neste caso, olhando do ponto de vista colocado pelo Barros, o piloto realmente está invadindo uma área de segurança e pode causar acidentes.

    Tudo uma questão de análise. Algumas pistas onde a área de escape é realmente larga talvez aceitem o abuso dos limites mais do que outras e faça sentido que não haja punição.

    Mas finalmente respondendo a pergunta do Campos, se todos puderem utilizar o "off track" igualmente acredito não ver vantagem desproporcional. Acho que o "todos podem" resolveria o caso tão bem como o "ninguém pode" avançar a linha com as quatro rodas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato sua consideração me fez refletir melhor sobre o que o Barros quis dizer. Obrigado!

      Interessante também a sua observação quanto às "regras miúdas" também!

      Excluir

ATENÇÃO: Todos os comentários deixados no blog são respondidos! Envie sempre sua opinião e FIQUE LIGADO!