Em resumo, alguns tópicos sobre o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula
1. Devido à ausência no podcast Café com Velocidade desse
semana, vou aproveitar o espaço e falar sobre o que ainda não falei.
Durante essa semana, ainda virão colunas e análises mais aprofundadas
sobre a categoria ( para saber com antecedência sobre estes e outros temas do
blog, basta seguir no twitter @camposfb )
Leia e comente, pois lembro que todos os comentários neste blog são
respondidos antes do post seguinte ser publicado
Vamos ao GP:
Largadas sob Safety Car - É evidente e escancarado o excesso
de zelo dos diretores de prova para dar largadas hoje em dia. Pode até se
discutir evitar ou não a largada estática devido à água, mas persistir dando
voltas em condições já claramente melhores traz à tona um medo que é
incompatível com o espírito que une pessoas em torno de uma corrida de carros.
Vou me ater a
um argumento estritamente técnico neste ponto: o Safety Car está saindo da
pista e os pilotos estão indo direto para os boxes colocar pneu intermediário.
Aconteceu em Monaco e aconteceu em Silverstone. Ora, se o pneu de chuva existe,
ele tem uma “janela” de água para ser usado, e isso está sendo claramente
descartado pelos diretores de prova. A mim, parece evidente: se ao dar a
bandeira verde os pilotos correm para pegar um pneu que lida com menos água,
significa que eles claramente poderiam correr nas condições previas da pista,
com pneus que dispersam muito mais água do que os de listras verdes.
Mercedes - A disputa entre seus pilotos é algo
tão fora dos padrões para o que a Fórmula 1 se transformou que a equipe chegou
a Silverstone com 8 vitórias em 9 provas e mesmo assim em clima de crise. Eu
até acho que lidaram com o momento turbulento da maneira correta, seguindo mais
ou menos a linha que eu abordei em post anterior: conversando com os
pilotos e sem baixar proibições exageradas. Mas é impossível não perceber a
real sensação dentro da equipe quando vemos membros do time dizerem que “se a
situação da Áustria se repetir (pilotos com problemas de freios nas voltas finais)
eles não vão autorizar o confronto”.
É triste
constatar que para muitos que deveriam incentivar o espetáculo é mais
conveniente que a Mercedes faça provas como em Silverstone do que provas como a
da Áustria.
Lewis Hamilton : Toda vez que correr em Silverstone
e cair água na pista, ele sairá de lá vencedor.
Sobre Rosberg, rádio, punição.... : O assunto é muito denso para ser
resumido. Nesta semana postarei aqui no blog uma coluna a respeito de tudo que envolve estes temas.
Max Verstappen : É incrível como corre. É incrível
como lida com carros de Fórmula 1 com facilidade maior do que muitos pilotos
que cruzaram mais de uma década por lá e mostraram menos do que ele já fez em
uma temporada e meia – sendo 3 meses em um carro competitivo. Seu inicio já me
impressiona mais do que os começos meteóricos de Lewis Hamilton e Sebastian
Vettel. O movimento genial da Red Bull não foi nem a troca com a Toro Rosso, e
sim puxá-lo da Formula 3 já identificando que ali tinha algo especial.
Red Bull : Numa Fórmula 1 cada vez mais
engessada, principalmente no que diz respeito a desenvolvimento de motor, o
salto que deram esse ano (sem esquecer que no começo da era turbo – primeiros
testes de 2014 – mal conseguiram completar 10 voltas em toda a pré-temporada) é
a prova de como são competentes. Enquanto algumas equipes saltam para a frente
do pelotão sendo mais “ágeis” em mudanças de regulamento ou porque recebem um
motor claramente melhor, no caso da Red Bull a palavra é única e simples:
competência. Some isso a uma dupla de pilotos fascinante e fica claro a explicação do porque a Ferrari já virou a 3ª força do campeonato.
Valteri Bottas : É inegável que foi "para trás" na
fila dos pilotos mais admirados do paddock. Com tantos talentos que explodiram
ou vem brilhando recentemente, não acredito que tenha sequer o mesmo valor de
mercado que tinha há 2 anos. É um bom piloto, sem dúvida, mas está seguindo o
mesmo caminho da Williams.
Williams : Analisar a equipe sob o prisma da
falta de orçamento já não constitui uma análise apurada e correta da situação.
Ou mexe nas peças de seu staff
técnico ou vai lentamente voltar ao patamar de antes da era turbo. Há equipe
com orçamento igual ou menor fazendo um trabalho muito superior. A operação do time não está correta,
inegavelmente.
Sérgio Pérez : Analise, leitor, Russia/2015, Mônaco 2016 e
esta corrida: impressiona como, além da velocidade (sem trocadilho) seus
resultados são conquistados com o cérebro. Decisões certas em momentos chave
das corridas fazem parte do pacote técnico deste piloto que merece uma chance
em equipe melhor, embora talvez não precise disso para brilhar.
Sinceramente, creio que a Williams já planejava fazer figuração antes mesmo da temporada começar (motivo pelo qual mudou tão pouco o carro, seja na pré-temporada, seja no decorrer do campeonato). A impressão que tenho é que o orçamento da equipe vai todo embora custiando a força de trabalho do time e, principalmente, os caros motores MB e quase nada com o desenvolvimendo do carro.
ResponderExcluirÉ um bom ponto, rBarros. Embora se pensarmos que eles já trouxeram duas asas dianteiras esse ano (uma a uns 4 ou 5 GPs atrás e outra agora em Silverstone), veremos que as atualizações estão acontecendo, mas não estão dando resultado. Por isso reforcei a questão do trabalho que não tem dado resultados.
ExcluirObrigado pelo comentário!
AUSÊNCIA MUITO NOTADA.
ResponderExcluirEstou pensando em cancelar o patreon se as faltas serem constantes.
Nao irei tecer mais comentários por protesto nesse post.
Grande amigo Welington. Tenha a certeza que suas críticas sempre trazem a reflexão e seu protesto será considerado de fato, pois seus comentários são importantes desde a época das colunas no velocidade.org
ExcluirMas pense comigo: se não foi possível comparecer ao podcast na segunda - você sabe que opinião em um ambiente propenso ao debate é algo que persigo já há anos - nada melhor do que utilizar este espaço para compensar, não concorda?
Não acho que a ausência tenha causado grande impacto no programa, e certamente não foi uma opção minha. O projeto do podcast é algo que levamos muito a sério - você sabe disso pois você também tem o seu compromisso semanal. Mas infelizmente não são todas as semanas que podemos comparecer.
Não precisa cancelar seu patreon. Faça as contas e verá que este é um dos anos com menor índice de ausências (entre todos os membros da equipe). Considere que este espaço não substitui o podcast, apenas o complementa, estendendo assuntos e propiciando o debate que muitas vezes não temos como realizar no programa.
Abraços ao amigo!
Max realmente tem se destacado, e mostrado ótimos resultados, principalmente sobre seu companheiro de equipe...
ResponderExcluirMas muito foi falado sobre ele passando Rosberg, e pouco sobre a situação contrária, você acha que a mídia está tratando Max como "superior" ao alemão? Pois, na minha opinião, Nico realmente deixa a desejar com relação a corrida na chuva, mas em condições normais, ele é superior a metade do Grid.
Claro, sem menosprezar o Max, que também pilota muito, mas será que ele é realmente melhor que o Nico?
Interessante a sua consideração, Vinny. Creio que são pilotos em níveis diferentes de carreira. Nico já está há 10 anos e Verstappen chegou em 2015. A questão com relação ao holandês é o IMPACTO, o fator "novidade"....
ExcluirAmbos são grandes pilotos e, apesar do futuro de Verstappen parecer ser mais promissor do que o presente de Nico, o mais legal é poder vê-los disputando na pista como vimos em Silverstone, não é?
Abraços, apareça sempre!
Verstappen tem causado grande impacto, realmente, e com todo o mérito, nao é qualquer um que tem os resultados dele, tanto que me arrisco a dizer que 90% não tem...
ExcluirSó que fico decepcionado ao ver que um piloto que tem tanto potencial quanto Nico, esta sendo passado para tras pelo fator surpresa causado pelo Max (trocadilho nao intencional)
E sobre a disputa em Silverstone... vibrei a cada volta que o Nico estava caçando Verstappen, e lamento pelos meus pais que estavam dormindo no momento que ele (Nico) passou a ser o segundo colocado da corrida novamente... realmente estavam kkkkkk
ExcluirNo aguardo para o post sobre o Radio e Punição do alemão
Comment 1: Não vejo como "passado para trás", Vinny. Fórmula 1 envolve disputa entre pilotos, e em disputas ganha-se e perde-se. É do jogo
ExcluirComment 2 : Você deveria tê-los chamado para assistir, isso sim.
Abraços!
Interessante a visão a respeito do Valteri Bottas. De fato, é um piloto que há bem pouco estaria no topo da lista de qualquer equipe grande com lugar vago. Mas seus resultados vêem minguando junto com a Williams, embora ainda esteja bem à frente de Felipe Massa.
ResponderExcluirNa minha opinião é uma demonstração clara do quanto essa safra de pilotos atuais é excelente, ao contrário do que várias pessoas dizem. Quem ganha são os espectadores.
Alguém de fato diz que a geração atual é ruim? Inimaginável isso...
ExcluirAbraços!
Ah tá, e você nunca ouviu a frase: "ainn na época do Senna era melhor..."
ExcluirEu já ouvi essa frase a respeito das corridas, não da geração de pilotos....
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