Se todos os pilotos excedem os limites da pista em uma mesma curva, quem está levando vantagem?
Bem vindo ao blog Além da Velocidade. Espaço criado por Fábio Campos - jornalista especializado e integrante dos podcasts Café com Velocidade e Loucos por Automobilismo, com a intenção de discutir o esporte através da análise crítica, sempre buscando aprofundar-se nos debates que envolvem corridas, seja no Brasil ou no mundo. Aproveite esta página, leitor ou leitora. Compartilhe sempre suas opiniões com o blog e faça do Além da Velocidade um rico espaço de discussões e reflexões.
Estou ouvindo todos os podcast e programas sobre a F1 para tentar entender melhor os Track limits. Por enquanto continuo achando que isso é mais uma baboseira que a F1 está inventando para tentar melhorar as corridas
ResponderExcluirA questão que levanto lendo seu comentário é: faz diferença o track limits para a qualidade de uma corrida?
ExcluirOlha, nessa vc elevou o conceito de gênio a outro patamar... Fabio Campos pra presidente da FIA!
ResponderExcluirEsse comentário me causou boa risada! Eu seria um péssimo presidente da FIA, te garanto!
ExcluirAbs!
As áreas de escape estão para as pistas tal como os acostamentos estão para as estradas. O que aconteceria se as autoridades o vissem andando por aí nos acostamentos?
ResponderExcluirNão estou certo se consegui compreender o seu ponto de vista, Barros.
ExcluirMas, os carros devem respeitar os limites de velocidade nas estradas e assim, não é comum "ter que usar" o acostamento. Nas pistas os carros devem ir além dos limites e assim é mais fácil ter que usar um pedaço de pista a mais..
ExcluirObrigado, Fabricia!
ExcluirAcho que entendi o que o Barros quis dizer.
ResponderExcluirAs áreas de escape fazem parte do sistema de segurança da pista. Elas são a "margem de erro" antes do muro, assim como os acostamentos. Ao passar com as quatro rodas da linha da pista, o piloto em questão invadiu uma área de segurança, feita para carros com problemas estacionarem ou se manterem fora das pistas em caso de acidente.
Neste ponto do Barros enxergo algo que já pensei também: O "off track" não é um problema apenas de performance no tempo da volta, mas de segurança de certo modo. Um bom exemplo é que toda vez que vejo um carro fazendo a Eau Rouge (em Spa-Francorchamps) e cortando o lado de dentro da curva de saída, lá no topo (Vettel fez isso MUITAS vezes em 2015), ele está claramente invadindo uma área onde um outro carro poderia estar batido no muro (acontece ali), num lugar onde não há a menor visibilidade, pegando em cheio o veículo parado.
Não vou afirmar aqui que esta hipótese remota possa justificar o problema do "off track", até porque quem me conhece sabe o quanto eu sou contra as "regrinhas miúdas" da Fórmula 1. Mas neste caso, olhando do ponto de vista colocado pelo Barros, o piloto realmente está invadindo uma área de segurança e pode causar acidentes.
Tudo uma questão de análise. Algumas pistas onde a área de escape é realmente larga talvez aceitem o abuso dos limites mais do que outras e faça sentido que não haja punição.
Mas finalmente respondendo a pergunta do Campos, se todos puderem utilizar o "off track" igualmente acredito não ver vantagem desproporcional. Acho que o "todos podem" resolveria o caso tão bem como o "ninguém pode" avançar a linha com as quatro rodas.
Abraços!
De fato sua consideração me fez refletir melhor sobre o que o Barros quis dizer. Obrigado!
ExcluirInteressante também a sua observação quanto às "regras miúdas" também!